Quando trocar uma Bateria Para Carro?

A bateria é um dos componentes mais importantes do carro, mas nem sempre esse item é verificado como deveria. A dica para que o seu carro funcione sempre bem é que seja feita a revisão da bateria juntamente com a revisão do sistema elétrico do veículo e da revisão periódica do veículo.

Durante o inverno é interessante prestar mais atenção a bateria, pois quando as temperaturas caem a bateria passa a ser mais exigida. Saiba que grande parte dos problemas com baterias podem ser evitados apenas fazendo uma revisão frequente. A seguir vamos te dar dicas de como saber quando chegou o momento de trocar a bateria do carro.

Os sinais da Bateria

A bateria do carro costuma dar sinais de que está chegando o momento de trocá-la, confira:

Problemas com a Partida

Se de manhã você tem dificuldade em dar a partida, mas no resto do dia tudo funciona normalmente saiba que isso é um sinal de que é necessário trocar a bateria. Quando existe dificuldade para dar a partida depois de usar algum acessório eletrônico por um curto período de tempo como vidros elétricos, luz interna, CD ou DVD player também é sinal de que a bateria não está bem. Outro sinal é a dificuldade em dar a partida quando o carro fica alguns dias sem funcionar.

Alternador

Quando existe uma alta exigência do alternador depois da dar a partida é bom ficar de olho na bateria.

Diagnósticos de Defeitos da Bateria

Uma forma de facilitar o diagnóstico de problemas na bateria ou em outras peças do sistema elétrico é prestar atenção aos pequenos probleminhas que aparecem no dia a dia. Imagine que os defeitos do carro são como sintomas de uma pessoa doente, na hora de o médico/mecânico fazer o diagnóstico ele se baseará nesses dados para chegar a resposta de qual é o problema.

Assim como a bateria outros componentes devem ser avaliados que para que o sistema elétrico esteja sempre operando com qualidade.

Outros Componentes que devem ser verificados

Alternador

O alternador automotivo deve gerar energia suficiente para carregar a bateria, a tensão pode variar entre 13,5V a 14,5V. Se estiver produzindo a menos a bateria pode descarregar e se estiver produzindo a mais pode causar uma sobrecarga.

Motor de Partida

Se o problema está na partida verifique como estão as peças internas, pois elas podem prejudicar a partida do motor.

Fuga de Corrente

Uma possibilidade quando a bateria começa a falhar é de que esteja acontecendo alguma fuga de corrente que descarrega a bateria. Para verificar esse possível problema use um multímetro automotivo. Lembramos que a fuga máxima permitida é de 70mA, se estiver acima disso pode acontecer uma influencia no funcionamento da bateria.

Bateria Nova

Quando não tem saída a não ser troca a bateria a dica é verificar se a nova bateria atende as especificações necessárias de Amperagem/hora Ah indicadas pela montadora do veículo.