Bateria para Carro de Gel

Esse tipo de bateria pode ser chamado também de VRLA, trata-se de um modelo que exige pouca manutenção devido ao fato de que não é necessário adicionar água a bateria. A grande diferença entre as baterias de gel e as convencionais é que a parte interna da primeira é preenchida com gel de eletrólito e não com ácido. Confira a segur as vantagens e desvantagens desse tipo de bateria de gel.

Vantagens da Bateria para Carro de Gel

Segurança

Uma das principais vantagens de escolher baterias de gel é que a solução de eletrólito está sob a forma de gel e assim se torna mais difícil derramá-lo. As baterias ainda são seladas para que o gel não escape.

Leveza

As baterias de gel também se destacam por serem mais leves do que as convencionais. Isso se deve ao fato de que elas podem segurar a carga por um período de tempo maior e dessa forma a bateria tem uma chance reduzida de perder carga.

Durabilidade e Desempenho no Inverno

As baterias de gel têm uma maior durabilidade e uma capacidade maior de suportar as temperaturas mais baixas, assim durante os dias mais frios o desempenho é bem melhor.

Desvantagens da Bateria para Carro de Gel

Dificuldade de Confecção e Preço

Com tantas vantagens apresentadas acima fica a pergunta por que essas baterias não estão presentes em vários carros, não é mesmo? A resposta é simples é porque é um modelo difícil de confeccionar e também pelo fato de ser um artigo caro. Acredita-se que o mercado pode passar por mudanças e assim mais fabricantes oferecerem esse tipo de bateria em seus carros.

Regras de Carregamento das Baterias de Gel

Uma das principais dúvidas em relação as baterias de gel é se existe dificuldade para carregar as mesmas. Não existe dificuldade, porém, é necessário seguir algumas regras como carregá-las num ritmo mais lento para que seja possível evitar o excesso de formação dentro da bateria.

Fique atento também que essas baterias precisam ser carregadas numa tensão mais baixa que as comuns, cerca de 2/10ths menos. Quando há sobrecarga o gel da bateria acaba ficando poroso para sempre. Isso acaba afetando a vida útil da bateria e pode causar perda de energia.