Dicas para Bateria Automotivas

A bateria é um dos principais componentes do seu carro e por isso precisa de cuidados para estar sempre em pleno funcionamento. Para evitar problemas com a bateria do seu carro a dica é ter cuidados preventivos. A seguir listamos algumas dicas para te ajudar a cuidar bem da bateria do seu veículo.

Como evitar problemas com a Bateria do seu Carro

Tempo de Partida

As partidas dados no seu carro devem sempre ser curtas, cerca de 5 a 7 segundos.

Perda de Carga por Falta de Uso

A bateria do carro perde carga quando fica um longo tempo sem ser utilizada, portanto se o veículo ficará um período longo parado você deve desconectar o cabo negativo para evitar que a bateria descarregue.

Manutenções

Para ter certeza de que o sistema elétrico do seu carro está sempre em pleno funcionamento é importante fazer manutenções regulares.

Desligue Tudo

Certifique-se sempre de que os faróis estão apagados e que equipamentos elétricos como o rádio e outros estejam desligados enquanto o carro não está em funcionamento.

Curto-Circuito

Jamais feche o curto-circuito entre os pólos da sua bateria, esse é um procedimento que prejudica e muito a qualidade da bateria. Quando o curto está no veículo pode estragar a integridade do sistema eletrônico como um todo.

Instalação

Se for necessário instalar um equipamento elétrico que não seja original procure por instaladores credenciados e técnicos que tenham procedência.

Marcas de Impacto

Para ter certeza que a bateria do seu carro está boa para uso verifique se existem marcas de impacto na caixa ou tampa e se a fixação do suporte do veículo está adequado. Se houver qualquer irregularidade será necessário trocar a bateria por uma outra mais adequada.

Sobrecarga

Você pode verificar se a sua bateria apresenta alguma característica de exposição a sobrecarga através de alguns sinais:

  • Caixa estufada;
  • Nível baixo de eletrólito;
  • Etiquetas escurecidas;
  • Bolhas ou redução significativa do peso da bateria;
  • Nesses casos a bateria deve ser substituída.

Indicadores de Defeitos nas Baterias:

  • Luzes fracas;
  • Regulador de voltagem ou Correias frouxas;
  • Partida com dificuldade.

Antes da Troca

Antes de instalar baterias novas é importante cuidar para remover a corrosão dos terminais, retentores, suportes e bandejas.

Como eliminar acúmulo corrosivo com Bicarbonato de Sódio

Para limpar os terminais de baterias do seu carro você precisará de:

  • Uma escova de dentes velha;
  • Três colheres de sopa de fermento e bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de água quente.

A limpeza deverá ser feita usando uma toalha molhada e depois uma toalha seca. Quando os terminais estiverem secos aplique um pouco de vaselina em volta de cada um dos terminais para que não haja acúmulo corrosivo novamente.