Dicas para a Bateria do Carro durar mais

Nem todo motorista sabe da real importância da bateria para o funcionamento do seu carro. Além de se tratar de uma das peças mais relevantes para o seu veículo a bateria necessita de cuidados especiais para durar mais. Muitas pessoas não sabem, mas tem gastos extras com a bateria somente por falta de cuidados.

As baterias são constituídas por placas de chumbo, algumas positivas e outras negativas, além de uma solução de ácido sulfúrico (eletrólito). Tudo isso fica dentro de uma caixa plástica, basicamente podemos dizer que a bateria é uma fonte que acumula energia. Sendo assim está suscetível a gastar a sua energia quando utilizada de forma desnecessária. Confira abaixo dicas para que a vida útil da sua bateria seja maior:

Problemas na Partida

Quando o carro apresenta problemas para dar a partida (muito comum no inverno) você deve dar partidas curtas de 5 a 7 segundos. Se depois da terceira tentativa o carro ainda não pegar peça ajuda de um mecânico e não fique insistindo, pois isso poderá acarretar na descarga da bateria do seu carro.

Carro Parado também pode gastar bateria

Tenha sempre o cuidado de não deixar luzes do seu carro acesas, equipamentos como rádios entre outros quando o carro está parado, pois isso gasta a bateria do seu carro. Quando a bateria fica sendo gasta por horas pode ser necessário fazer uma recarga na mesma e aí reside outro perigo para a peça.

A recomendação é que a recarga seja feita por um profissional e somente depois do teste de densidade, a força do ácido. Uma recarga desnecessária na bateria pode acarretar em sérios danos para o seu veículo.

Revisão do sistema elétrico

Uma forma de preservar a bateria do seu carro e ainda ter a certeza de que tudo está bem com o veículo é fazer uma revisão completa na parte elétrica do automóvel. A vistoria preventiva evita problemas inesperados com a bateria.

Período sem uso do carro

Quando o carro fica parado durante um longo período é interessante desconectar o cabo negativo para evitar danos à bateria.

No momento da partida

No momento de dar a partida no seu carro é essencial evitar ligar o som, as lâmpadas, ar condicionador e outros itens para que a bateria possa concentrar a sua energia para a partida, isso ajuda a preservá-la.