Como manter a Bateria para Carro no Inverno

O inverno é uma estação do ano complicada para o seu carro, pois o frio intenso pode causar problemas na bateria e com isso acarretar em dificuldades para dar a partida no carro entre outras. Se você já sabe o que te espera nos dias mais frios do ano confira algumas dicas de como manter a bateria sempre bem durante o inverno.

O Processo de Inversão Térmica e a Bateria do seu Carro

A variação do clima pode trazer consigo um fenômeno de curta duração chamado de inversão térmica. Em geral esse fenômeno acontece quando há a passagem de uma massa de ar fria e seca com ventos fracos que cobre uma região que passou por chuvas recentes.

Cuidando do Motor do Carro no Inverno

Durante os dias mais frios o óleo lubrificante do motor se torna mais denso e pesado o que dificulta a irrigação das galerias. Saiba que aproximadamente 75% do desgaste do motor acontece quando é feita uma partida a frio. No inverno esse problema se agrava, dessa forma uma dica é sair lentamente e não forçar o motor por vários minutos. Não adianta ficar “esquentando” o carro em marcha lenta.

Dicas para a Bateria Durar mais Tempo

Durante o inverno o motor de arranque assim como todo o sistema elétrico do carro exige muito mais bateria exatamente porque o motor se tornou mais pesado devido ao adensamento do óleo lubrificante. Uma dica para evitar danos é acionar a embreagem quando for dar a partida.

Quando isso acontece a transmissão é desacoplada e assim a bateria consegue oferecer mais carga para o movimento do motor, isso evita problemas de sobrecarga. Para ter certeza que está tudo bem com o seu carro durante o inverno é interessante fazer uma revisão completa do sistema elétrico.

Lembre-se também de adicionar água nos equipamentos, isso é válido para as baterias não seladas.

Como dar a Partida de Forma Segura

O primeiro passo para uma partida segura é desligar todos os equipamentos elétricos como rádio e faróis quando for dar a partida, isso vai ajudar a preservar a bateria. Se você tem um aparelho de som muito potente no seu carro deve ficar atento ao consumo de energia que o equipamento tem.