O que é e Como funciona Bateria para Carro?

A definição científica mais básica de uma bateria é a de que a bateria é um acumulador de Chumbo-Ácido que tem como função fazer a transformação de energia química em energia física e vice-versa. No carro a bateria é uma peça de grande importância e a primeira que deve ser avaliada quando aparece algum problema de ordem elétrica.

Porém, geralmente a bateria fica esquecida e não é nem observada nessas avaliações do veículo. Sendo assim lembre-se sempre de fazer a verificação da bateria para saber se ela tem carga suficiente para fornecer energia de arranque (partida do carro) e também para alimentar todo o sistema elétrico do automóvel.

O Funcionamento da Bateria

Uma bateria é feita com base em componentes que são derivados do chumbo. A estrutura da bateria é composta por placas que tem cargas positivas (de peróxido de chumbo) e placas que tem cargas negativas (de chumbo). Essas placas estão mergulhadas numa solução de ácido sulfúrico que foi diluída em água ou então passou por um processo de desmineralização.

O consumo da bateria e a carga da mesma determinam quanto do fluido será utilizado. Baterias não seladas (baterias em que o processo químico consome água) consomem mais do que as seladas (a água dura por toda a vida da bateria). No primeiro caso é importante fazer sempre uma verificação para saber quando é necessário fazer a recarga.

No caso das baterias seladas o consumo é bastante baixo e por isso não requer verificação. Vale ressaltar que quando o nível do fluido fica abaixo do necessário e assim expõem as placas de chumbo elas são danificadas de forma permanente.

Dica – Fique sempre atento para que as baterias não tombem, pois até as seladas tem respiros por onde o fluido pode acabar escapando.

A Função do Alternador

A função básico do alternador no carro é fazer a recarga da bateria. Quando o motor está funcionando o alternador gera eletricidade de forma que carregue a bateria para que seja possível que ela armazene energia que será utilizada quando o motor não estiver ligado.

É importante destacar que o alternador acaba roubando potência do motor, ou seja, quanto maior for o alternador maior será a potência roubada do motor. Por isso é importante que se você for fazer a troca do alternador por um maior tenha certeza que essa troca é necessária.