Bateria para Carro

A tecnologia aplicada aos automóveis está melhorando cada vez mais e uma prova disso é que os componentes dos carros estão se tornando mais inteligentes e práticos. As baterias automotivas são um excelente exemplo disso, pois nos modelos mais antigos a única função das baterias era dar a energia necessária para a partida do veículo.

Atualmente, as baterias não só fornecem a energia para a partida como também alimentam o sistema elétrico do carro como um todo. Para se ter uma ideia as baterias são responsáveis por alimentar o alarme, a central de injeção, o computador de bordo, o rádio analógico e muito mais quando o motor não está funcionando.

Qualidade das Baterias para Carro

Devido a esse papel tão importante para o seu carro é fundamental escolher uma bateria que tenha boa qualidade e possua uma alta corrente de partida CCA para que seja possível a bateria alimentar o veículo nos momentos em que ele não em funcionamento.

Cuidados com a Carga da Bateria

Antes de qualquer coisa é importante conhecer o Alternador que é uma peça que fica responsável por recarregar a energia perdida pela bateria do carro enquanto o carro esteve desligado. O alternador também tem a função de alimentar o motor quando ele está funcionando.

Depois que é dada a partida no carro o alternador atua com uma tensão entre 13,5 e 14,5V para tornar possível a recarga da bateria bem como para fazer a alimentação dos equipamentos elétricos.

É importante saber que se o alternador não fizer a recarga da bateria ou mesmo recarregar com uma tensão inferior a 13,5V o veículo passa a funcionar apenas com a carga que já existia na bateria. O carro funcionará por um determinado período, porém, em algum momento a bateria ficará totalmente descarregada.

Nesse tipo de situação se a bateria não é descarregada totalmente pode ser recarregada e voltar as suas funções normais. Quando o problema é uma carga acima de 14,5V acontece a chamada sobrecarga e nesses casos a bateria é totalmente danificada e deve ser trocada. O alternador também deverá passar por um reparo.

Como escolher a Bateria para Carro

A escolha das baterias deve ser feita de acordo com a capacidade de energia que o carro precisa. Com exceção dos automóveis com bateria automotiva específica, veículos mais sofisticados e importados os demais modelos podem ter a escolha da sua bateria ideal baseada em:

  • Modelos com motores 1.0 e 1.4 sem opcionais elétricos – a bateria indicada nesses casos é a de 45Ah.
  • Modelos com motores 1.0 e 1.4 com opcionais elétricos ou modelos com motores 1.6 a 2.0 – a bateria mais indicada para esses carros é a de 60 ou 65Ah.